17.12.05

 

Fazer Blogues?

É elementar, Meu Caro Dr. Watson!

Blogues - ou Web Logs - é frequentemente visto como uma actividade para alunos do Ensino Secundário. Você sabia que, no entanto, estudantes tão novos como os dos jardins de infãncia fazem já blogues numa base diária, numa grande e excitante variedade de maneiras? Continue a ler para descobrir como os blogues no 1º Ciclo funcionam, quais os tópicos os alunos e professores desse nível de ensino cobrem nos seus blogues, programas e instrumentos para utilizar e cuidados e dicas para começar o seu próprio blogue.

Basicamente, um blogue - ou Web Logs - é um jornal ou um diário online. Olhe para qualquer blogue e você irá ver imediatamente a ligação entre ele e um diário tradicional. Frquentemente organizado no formato de calendário com as postagens mais recentes em primeiro lugar, os blogues têm palavreado, desejos, comentários e, bem, muitas outras coisas que o autor pensa, muitas vezes com gráficos e por vezes com elementos audio ou vídeo.

Mas os blogues têm evoluido rapidamente para outra coisa:

Nº 1: um blogue é um conceito de publicação na web que permite a qualquer pessoa - alunos da escola primária, políticos, pessoas sem abrigo, directores de escolas, candidatos presidenciais - publicarem informação na internet.

Nº 2: Blogues (Blog- um diminuitivo para weB LOG), tornou-se uma ferramenta jornalística, uma forma de publicar notícias, ideias, declamações, anúncios e ponderações muito rapidamente e sem constrangimentos técnicos, editoriais e de tempo. Basicamente faz qualquer pessoa um colunista. De facto, muitos comentadores estabelecidos agora publicam os seus próprios blogues.

Nº 3: Os blogues, devido à sua facilidade de utilização e devido ao contexto da forma como se escrevem colunas editoriais, tornaram-se uma maneira muito eficaz de ajudar os estudantes a tornarem-se melhores escritores. As investigações têm demonstrado há muito que os estudantes escrevem mais, escrevem com mais detalhes e tomam mais cuidado com os erros ortográficos, a gramática e a pontuação, quando estão a escrever para uma audiência autêntica na internet.

BLOGUES NO 1º CICLO DO E. B. EM ACÇÃO: a experiência de uma professora

Os educadores sabem que os alunos escrevem melhor quando têm uma audiência real - não apenas um professor com uma caneta vermelha. No passado, encontrar tal audiência era um desafio. Mas com o acesso à internet e alguns programas básicos, qualquer estudante pode escrever para todo o mundo ver. Embora os blogues nas escolas ainda esteja na sua infância, várias evidências sugerem que o interesse dos estudantes (e a quantidade de trabalhos) em escrever aumenta quando os seus trabalhos são publicados online e, talvez ainda mais importante, quando é sujeito aos comentários dos leitores.

Então mas que tipo de blogues fazem os alunos do 1º ao 6º anos? Por exemplo (são dos Estados Unidos), um professor criou um comentário online para as notícias do dia. Uma outra professora responsabiliza cada um dos seus alunos como repórter da turma. O aluno escolhido tem de registar os acontecimentos do dia no blogue Studio Four-News. Um outro professor também faz uma crónica do que se passou durante o dia em detalhe - com fotografias a acompanharem a maior parte das postagens.

Contudo não são só estes alunos do nível escolar mais elevado a divertirem-se. Numa escola primária do Nebraska, os alunos que escrevem para o blogue da turma descrevem um tópico - passando do sistema solar à história da sua região - cada duas semanas; fotos e desenhos da turma também são incluídos. E, no Reino Unido, estudantes desde os 7 anos utilizam os blogues para adquirirem capacidades técnicas que alguns com 15 ou 16 anos ainda não sabem fazer.

Mesmo nas turmas dos alunos mais novos, os blogues podem ser uma parte vital do processo de aprendizagem; os jovens alunos podem desenhar as suas entradas ao invés de as escreverem, narrar entradas para o professor escrever ou o professor pode postar uma entrada para toda a turma.

O QUE É PRECISO PARA COMEÇAR UM BLOGUE'
Muitas escolas utilizam programas baseados na web como o Blogger. Embora sejam fáceis de utilizar, essas ferramentas não são específicas para a comunidade educativa e podem não ter asseguradas todas as questões de segurança e supervisão que um professor, particularmente um do 1º Ciclo procura (apesar de não vermos grandes problemas em utilizá-los). Mas em português não exitem também esse tipo de programas. Uma alternativa em inglês será um programa como o Blogmeister, que é completamente online, não existindo também programas para instalar. O professor prepara o blogue e as contas dos alunos e os estudantes podem juntar as suas postagens. O professor revê cada entrada e ou aprova e publica ou devolve-a ao aluno para editar antes de a voltar a ver.

Quer saber como isto dos blogues funciona realmente? Veja o artigo anterior LIGUE-SE A UM BLOGUE. Nele, a professora descreve as suas razões para utilizar blogues, sugere passos para começar, oferece reacções dos estudantes, fornece uma rúbrica que ela utiliza para avaliar os blogues dos alunos e recomenda links para mais informação.

Fazer blogues com os mais novos será uma actividade excitante e pedagócica! Comece já amanhã!

Comments:
Caro Blogueiro
Fiquei admirado com as potencialidades dos blogues educativos, que descobri agora (ignorancia minha), porque me propos fazer um trabalho sobre o que se poderia fazer numa escola com os blogues educativos, quais as suas vantagens e desvantagens. Aproveito para pedir apoio sobre para esse trabalho, com indicacao de bibliografia e outros dados que disponha para tal, e que veja poder indicar-me.
Os meus parabens por este blog.
Desde ja agradeco a Sua possivel disponibilidade, para este meu pedido.
Anibal Marramaque Matos, professor de Educ. Visual e Tecnolog. (2º ciclo) e ex de Educ. Tecnologica (3º ciclo), no Porto.
anibalmatos@hotmail.com
 
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