9.2.06

 

Usar o weblog na sala de aula, porquê?

Postagem retirada do blogue Projecto Digit@r:

Os weblogs foram apropriados por alunos e professores, como recurso educacional. Os benefícios são vastos e enumeram-se alguns; a promoção da literacia informática, o desenvolvimento do pensamento e do espírito crítico, importantes para a afirmação pessoal e social do indivíduo.

Os “blogs”, na abreviatura, ou blogues (em português), pela sua evolução constante, apresentam alguma imprecisão na sua definição. São mais identificáveis pelo formato que pelos objectivos, áreas de aplicação ou formas com que foram apropriados pelos seus autores. Na sua diversidade incluem-se os Blogs de posts rápidos, os diários pessoais e os filtros, Blood, (2002). Os Weblogs estenderam-se também à educação e estão actualmente a ser utilizados nas salas de aula.

No campo pedagógico, encontro-lhes alguma semelhança com o jornal de parede, por fornecerem espaço para publicação de informações e reflexões pessoais, embora os weblogs possuam muito mais poder de intervenção.
Falando do uso pedagógico do weblog na sala de aula, os blogs apresentam um formato ideal para produzir e divulgar pensamento crítico sobre outros materiais da web. São estruturados como os jornais, com segmentos temporais - identificados pela hora e data - e permitem aos seus autores produzir reflexões diárias e disponibilizá-las através da web.
O problema da proliferação na web de informação não credenciada e a apropriação indevida desta por parte dos alunos mais inexperientes pode ser resolvido com papeis diferenciados para professores e alunos. Assim, os professores podem incentivar os alunos a pesquisar a informação mais pertinente na internet, construindo também blogs com múltiplas referências a materiais web mais credíveis e qualificados. Os alunos podem reflectir e criticar os recursos encontrados. Nesta situação, os weblogs dos alunos podem ser considerados como uma série de instantâneos da atividade quotidiana na Internet, onde se faz ênfase dos recursos web e se os avalia, de acordo com contextos específicos.

Enquanto diários pessoais, uma das vantagens que lhes encontro é de estimularem a construção de identidades, por reflectirem dimensões pessoais do seus autores, vejamos como:

Em primeiro, são instrumentos de comunicação personalizados, pois possuem um estilo próprio, visível na forma; formato da página, disposição do texto, das ilustrações , entre outras mais. Relativamente ao conteúdo, permitem ao autor a escolha de temáticas próximas das suas áreas motivacionais, e a explanação reflexiva dessas temáticas. No contexto educacional há que salvaguardar algumas dimensões de privacidade, um aspecto a discutir previamente com os alunos na sala de aula.

Em segundo, o desenvolvimento de Weblogs dá poder aos estudantes, tornando-os mais analíticos e críticos. Apresentam-se com um formato dinâmico e mais actualizado que as páginas pessoais. Com uma tecnologia que facilita a sua actualização, não só acumulam as funções das antigas páginas pessoais - com as notas pessoais do autor, as hiperligações preferidas, entre outras, como ainda adicionam a função dos fóruns. De facto os blogs também divulgam opiniões através da publicação dos comentários dos visitantes aos assuntos expostos.

Os weblogs promovem a voz aos alunos, dão-lhes a possibilidade de apresentarem no mesmo plano a reflexão pessoal e a conexão a outras fontes de informação, ou simplesmente a explanação de novas perspectivas pessoais. Ao enfantizarem o texto, os weblogs ajudam os seus autores a contextualizarem melhor os assuntos que pretendem abordar. Daí que necessariamente obriguem a um compromisso contínuo com a escrita e a muitas lições de perseverança.

Paulo
_______________________________
Referências:

Blood, R. (2002). O livro de bolso do weblog – conselhos práticos para criar e manter o seu blog. Porto: Campo de Letras.

Comments:
Olá!

Antes de mais parabéns por este blog!

Alguém tem experiência com a utilização de blogs de grupo?

Estou a pensar arrancar um projecto em que os grupos de trabalho vão ter um blog. Será que desta forma se perde o conceito da identidade?
 
Desejo-lhe sucesso e quero deixar meu comentário. Eu também uso blog para melhor interação.

Veja: http://teachermaristelabrunini.blogspot.com/
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?